A Alquimia

alquimia1

A palavra Alquimia – Al Kimyâ tem origem no árabe al-kimiya.

“A arte de trabalhar e aperfeiçoar os corpos com a ajuda da natureza”

A Alquimia ficou bastante conhecida na Idade Média, embora seja uma prática muito antiga que combina ciências místicas com várias áreas do conhecimento, como a  Física, Química, Medicina, Arte, Metalurgia, Geometria, Astrologia, Filosofia e Religião na procura de descobrir a panaceia universal, ou remédio contra todos os males físicos e morais, e a Pedra Filosofal, que deveria transformar os metais em ouro e o Elixir da Vida ou da imortalidade.

A alquimia é a mais antiga das ciências e influenciou todas as demais.

Entre os alquimistas famosos podemos citar: Nicolas Flamel, Paracelsus, Leonardo da Vinci, Isaac Newton, Lavoisier entre outros.

Há toda uma simbologia envolvendo a alquimia, que vai além. Sua metas têm um valor simbólico, o que significa a busca de algo maior – a transmutação espiritual.

Os alquimistas procuravam intensificar a busca deste Elixir através de experiências laboratoriais que utilizavam os quatro elementos, essenciais nos trabalhos alquímicos: fogo, água, terra e ar. Na observação extrema da natureza e de seus componentes, os alquimistas alcançaram conhecimentos muito importantes, alguns deles só recentemente retomados pela Física Quântica, como a evidência de que todas as coisas se encontram interconectadas no Cosmos. Esta visão holística contribuiu muito para as curas realizadas pelo médico suíço Philippus Paracelsus, que em sua missão de curador partia deste ponto de vista. Ele acreditava que substâncias como o sal, o mercúrio e o enxofre permeiam todos os seres vivos, até mesmo o organismo humano.

A Alquimia lidava igualmente com alguns pontos da Cabala e da Magia, além de cultivar uma filosofia hermética. Da teoria cabalística a Alquimia herdou a busca da harmonia dos contrários.

A Pedra Filosofal é, portanto, a procura da perfeição, simbolizada pela transformação de uma metal como o chumbo em um metal nobre, o ouro. Esta transformação não poderia ser alcançada sem o equilíbrio entre as polaridades de que o Homem se reveste.

Hoje na escola de alquimia estudamos o indivíduo como um todo, nas busca da cura de todos os males, dando suporte as pessoas, através da terapia floral, para a efetivação da transformação, conseguindo uma ascensão a um estado superior de consciência, simbolicamente,  transformar o chumbo (metal inferior) em ouro (metal nobre).

Abraço,

Alessandra Gómez

Sobre aggterapiafloral

Terapeuta Floral do Sistema Joel Aleixo. Tratamento de depressão, problemas de relacionamento, traumas, distúrbios de comportamento entre outros, com o uso do mapa astral e florais. Tarot Alquímico.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário